star-header-small-book

Violet and Sonia Keppel

Violet e Sonia eram as filhas de Alice Keppel. Criadas em Portman Square, Londres, tiveram uma infância pouco usual, durante a qual puderam testemunhar em casa um constante entra e sai de aristocratas e políticos, bem como de “Reizinho”, o apelido pelo qual chamavam o rei Eduardo VII.

 

Aos 10 anos, Violet conheceu Vita Sackville-West, dois anos mais velha. A intensa amizade que se desenvolveu entre as duas meninas acabou se transformando em um arrebatado caso de amor na idade adulta.

 

vs1 vs2

Apesar de seu amor confesso por Violet, Vita se casou com Harold Nicholson em 1913. Mas o casamento não impediu as duas de se verem, e seu caso continuou. Em 1919, numa união arranjada pela mãe, Violet se casou com Denys Trefusis. Como detestava a instituição do casamento, exigiu jamais manter relações sexuais com o marido, e ele concordou.

 

Violet e Vita criavam ocasiões para ficarem juntas, e fugiram diversas vezes para a França. Quando separadas, escreviam-se cartas cheias de emoção e poesia, que foram publicadas na forma de livro. A situação alcançou um clímax em 1921, quando o caso de amor entre as duas teve um final infeliz, em parte devido à pressão dos maridos.

 

Depois disso, Vita teve casos com várias outras mulheres, das quais a mais famosa foi a escritora Virginia Woolf. Foi Vita quem serviu de inspiração para um dos romances mais conhecidos de Woolf, Orlando, cujo personagem-título deu nome a um dos meus personagens em A irmã da sombra.

 

De 1923 em diante, Violet morou na França, separada de Denys, e iniciou uma relação com Wineretta Singer, herdeira do império de costura Singer. Durante toda a vida, Violet produziu uma grande quantidade de textos em poesia e prosa, mas nunca alcançou o mesmo sucesso de Vita, àquela altura uma autora conhecida que fazia parte do grupo de Bloomsbury, no qual também estava Virginia Woolf. Parte da obra de Violet foi publicada pela editora Virago Press, e sua autobiografia, Don't Look Round (Não olhe em volta, 1952) teve um valor incalculável na pesquisa que fiz para A irmã da sombra.

 

Já Sonia levou uma vida bem mais tranquila com o marido, o aristocrata Roland Calvert Cubitt. Seu livro de memórias, The Edwardian Daughter (A filha eduardiana), é uma visão encantadora da infância na época e contém referências veladas a “Reizinho”, amigo de sua mãe. Sonia é também avó de Camilla, duquesa da Cornualha e atual esposa do príncipe Charles.

 

 

Violet Trefusis in 1920

Vita Sackville-West in 1913

alice-page-image kent-page-image bp-page-image Beatrix Potter Kent e Lake District Alice Keppel rarebooks-cover Livros Raros