star-header-small-book

Rare Books

Em A irmã da sombra, a viagem de Estrela rumo ao autodescobrimento começa quando ela vai trabalhar em um pequeno sebo de livros raros em Londres. Preciso confessar que escrever isso foi um pretexto para viver por meio da personagem. Para mim, livros raros são o luxo do luxo. Assim como Estrela, prefiro mil vezes um sebo a uma bolsa ou sapatos de grife! Uma vez por ano, dou de presente a mim mesma um livro raro especial ou uma coleção. No Natal e no aniversário do meu filho mais velho, também sempre lhe dou um livro raro de presente. Os preferidos da minha coleção são os clássicos da Penguin, os Brontës encadernados em couro e as edições especiais de Charles Dickens.

 

O sebo de Orlando foi baseado no do meu grande amigo Marcus Tyers, dono de uma livraria chamada St. Mary's Books em Stamford, na região de Lincolnshire. Foi ele quem me ensinou a comprar livros raros em leilões e avaliar sua condição, bem como me forneceu os detalhes do dia a dia de um dono de livraria. Marcus é especializado em Beatrix Potter e, segundo me disse, as primeiras edições de Pedro Coelho, feitas pela autora, podem custar entre 30 mil e 40 mil libras!

 

Muita gente pode não se dar conta do valor dos livros antigos, mas algumas edições, sobretudo as autografadas, podem alcançar cifras astronômicas. Em 2015, uma primeira edição de O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, foi vendida por 137 mil libras na casa de leilões Sotheby's, em Londres. Nem Orlando poderia pagar tanto! Uma edição autografada de Anna Karenina, de Tólstoi, que ele corre para comprar quando Estrela o conhece, na realidade custaria algo entre 5 mil e 10 mil libras, uma pechincha em comparação!

rarebooks1 Rarebooks2 rarebooks3

St Mary’s Books, Stamford

Alguns exemplares de primeiras edições de Beatrix Potter, feitas pela Frederick Warne & Co.

alice-page-image violet-page-image kent-page-image bp-page-image Beatrix Potter Kent e Lake District Violet e Sonia Keppel Alice Keppel