star-header-small-book

A Regata Fastnet

A Fastnet, regata na qual meu personagem Theo se inscreve em 2007, foi criada em 1925 por um velejador britânico chamado Weston Martyr. Em geral considerada a mais desafiadora das regatas offshore do mundo, a Fastnet é uma competição que põe à prova habilidades náuticas inshore e offshore, preparação de embarcações e equipes e potencial de velocidade, muitas vezes em condições climáticas severas.

 

Administrada pelo Royal Ocean Sailing Club, a regata tem um percurso de 615 milhas. Começa na Ilha de Wight, segue pela costa sudoeste da Irlanda e termina em Plymouth.

 

A regata ocorre a cada dois anos. Em 2015, seu nonagésimo aniversário, o limite de 340 embarcações foi alcançado 24 horas depois do anúncio de abertura de inscrições para a competição.

No primeiro ano da prova, apenas sete embarcações se inscreveram, sendo algumas delas barcos de cruzeiro. O vencedor foi um iate de 30 anos, o Jolie Brise. Sua tripulação passou 6 dias, 14 horas e 45 minutos no mar.

 

Em 1979, no terceiro dia da competição, uma forte tempestade afundou cinco embarcações e matou quinze marinheiros e três integrantes das equipes de resgate. Setenta e cinco embarcações viraram. Foi a maior operação de resgate de todos os tempos em época de paz, com participação de 4 mil pessoas, o que levou a uma revisão total das regras e equipamentos exigidos para a regata.

 

fn1 fn2 fn3 fn4

Como na história de Ally, o início da verdadeira regata de 2007 foi adiado em 25 horas devido a um grave alerta meteorológico. Foi a primeira vez que isso aconteceu nos 83 anos da competição. Da noite para o dia, a ventania e o mar revolto por ela gerado obrigaram mais de três quartos das embarcações em competição a se retirarem e buscarem abrigo em portos no litoral sul da Inglaterra.

 

fn5 fn6

Quando a regata de fato começou, 207 dos 271 competidores tiveram que desistir, e pelo menos três deles tiveram problemas de velame.

Apesar dessas condições, foi estabelecido um novo recorde de 44 horas e 18 minutos, quase nove horas a menos do que o recorde anterior, de 1999.

 

Sobre a prática da vela, Weston Martyr escreveu: “Trata-se, sem dúvida, do mais nobre esporte que alguém pode praticar, pois para tanto é necessário possuir, no mais alto grau, as marcas de um verdadeiro desportista: habilidade, coragem e resistência.” Acho que isso se aplica perfeitamente tanto a Theo quanto a Ally!